Saiba como proceder se vai viajar e gostaria de levar seu amiguinho junto com você.
Siga os procedimentos abaixo:
• Consulte o médico veterinário de seu bichinho e solicite um Atestado de Saúde para o seu amiguinho, contendo nome, raça, idade, sexo, pelagem, data e os dados do dono do animal. IMPORTANTE: esse atestado é válido por 3 dias!
• Verifique se a carteirinha de vacinação está dentro do prazo de validade de um ano. Se seu animal tiver mais de 3 meses de vida, a vacina anti-rábica deve ter sido aplicada há mais de 30 dias.
• Agende uma consulta com um médico veterinário do Ministério da Agricultura, disponível nos aeroportos ou em uma das sedes do Ministério, para que ele emita gratuitamente um Certificado Zoosanitário Internacional (CZI). Na data agendada, você deve comparecer com seu animal, portando o atestado de saúde emitido pelo seu veterinário. IMPORTANTE: o CZI é válido por 8 dias após sua emissão, para o embarque.
• Confira com a companhia aérea escolhida o procedimento para o transporte do seu amigo.
• Nos casos de viagens internacionais, a primeira providência a ser tomada é procurar a embaixada do país de destino, pois cada um possui legislação própria. No caso dos países pertencentes à União Européia, além dos documentos convencionais (carteira de vacinação, atestado de saúde e CZI) , é necessário que o animal possua um microchip, cuja empresa fornecedora tenha certificação da ISO, pois somente estes microchips poderão ser lidos pelos mais diversos leitores disponíveis no mercado mundial.
• Agora podemos realizar o exame de sorologia nos animais de estimação e companhia (cães e gatos) no Brasil.
Mais informações, acesse: http://ec.europa.eu/food/animal/liveanimals/pets/approval_en.htm
O transponder (microchip) mede 12 mm x 2 mm e é encapsulado em vidro biocompatível (bioglass) e camada antimigratória (parylene). Sua aplicação deve ser feita por um médico veterinário capacitado, através de uma seringa, sem necessidade de anestesia. Os microchips não causam nenhum tipo de rejeição, pois o revestimento de bioglass (mesmo material do marca-passo humano) será encapsulado em seu subcutâneo.
Todos estes procedimentos demandam alguns dias para serem liberados, por isso se você tem viagem marcada, seja ela nacional ou internacional, e não quer ficar longe do seu pet, procure se organizar com pelo menos três meses de antecedência e “bon Voyage”!