Os cálculos urinários, também denominados urólitos, são popularmente conhecidos por “pedras”. Esses cálculos são formados a partir da aglomeração de um ou mais tipos de cristais. Os cristais urinários se formam quando a urina está supersaturada por grandes concentrações de minerais, que precipitam secundariamente a fatores predisponentes relacionados ao indivíduo, aos seus hábitos alimentares, entre outros.
Geralmente os cálculos de gatos e cães estão localizados dentro da bexiga. Existem diversos tipos de urólitos, sendo os de oxalato de cálcio um dos mais comuns em ambas as espécies.
Quais são os fatores predisponentes à formação de cálculos urinários?
Dentre os diversos fatores de risco para a formação de cristais ou cálculos urinários, a alta concentração urinária (supersaturação urinária) é o principal. A formação de urina supersaturada está relacionada com a raça, o porte, o volume de ingestão de água, o tipo de ambiente em que o animal vive (p. ex. apartamento), o grau de atividade física etc. De uma forma geral, cães de raças de pequeno porte, e gatos castrados que vivem em ambientes fechados apresentam maiores chances de desenvolver cálculos urinários.
Além disso, outros fatores determinam a formação de um ou outro tipo de cálculo, dentre eles sexo e espécie, além da presença de infecção ou inflamação na bexiga, distúrbios em outros órgãos (p. ex. distúrbios hepáticos), tipo de alimento normalmente consumido, pH urinário etc.
Aos médicos veterinários, o Santé Laboratório Veterinário está pronto para te auxiliar na interpretação dos resultados dos exames e disponível para tirar quaisquer dúvidas para diagnóstico de seus pacientes. Aos tutores, o Santé Laboratório Veterinário tem em sua equipe médicos veterinários especialistas em análises laboratoriais. Continue acompanhando nosso blog.