O Conselho Federal de Medicina Veterinária – CFMV abriu, em 29 de novembro, suas portas para acolher os participantes do Primeiro Workshop AIE e MORMO Sanidade 4.0, em especial para os médicos-veterinários, donos da casa. Este evento foi uma iniciativa da Comissão de Trabalho da Rede Nacional de Laboratórios – PNSE, Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos.
O tema foi Anemia Infecciosa Equina (AIE) e sobre o Mormo, que são enfermidades de notificação obrigatória, segundo a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).
Após sua re-emergência no Brasil, a doença Mormo tem sido notificada em praticamente em todo território nacional. A estratégia de controle instituída pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento envolve a vigilância, com teste dos animais para controle de trânsito e de eventos de aglomeração de equídeos, bem como a interdição das criações afetadas e o saneamento dos focos.
Participaram 80 médicos veterinários: RT’s e proprietários da REDE, Médicos Veterinários dos CRMV’s e CFMV e colegas do Serviço Veterinário Oficial.
Todas as UF’s estavam representadas no evento. Foi um sucesso!
Para dar as boas-vindas, o anfitrião deste evento, o Presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Francisco Cavalcanti de Almeida fez a abertura.
Comissão de trabalho da REDE reunida. Faltaram: Dra Cecília (IPEVE) e Dr. Rafael (LABVET)
Dra. Gláucia Dias em debate sobre documento formal para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.