As pulgas são pequenos insetos, quase imperceptíveis, medindo de 1 a 8,5mm. Sem asas, eles vivem como parasitas externos de animais silvestres, domésticos e até do homem, se alimentando do sangue do hospedeiro. Muitos tutores podem desconhecer, mas as pulgas podem causar muito mais que coceira em seu bichinho. Conheça as doenças:
Dermatite alérgica (DAAP) – uma das alergias mais comuns nos cães e gatos. A saliva da pulga causa uma forte reação alérgica no animal desencadeando uma coceira muito intensa. Queda de pelos, feridas, descamação e mal cheiro são sinais clínicos que podem piorar e levar a uma infecção na pele.
Verminoses – a pulga pode transmitir também vermes. O mais comum é o Dipylidium caninum, que causa diarreia. Os vermes se parecem com grãos de arroz quando encontrados mortos nas fezes ou pelos, próximos à região anal do animal. Atenção! Em grandes quantidades, o verme pode causar convulsões.
Anemia – por se alimentar do sangue do seu hospedeiro, a pulga se ficar por um longo período e com uma grande infestação, poderá causar um quadro anêmico. Animais jovens ou idosos são mais susceptíveis. A anemia leva o animal a um estado letárgico e inapetente.
Estresse – A coceira intensa pode fazer com que o animal pare de se alimentar, perca peso e ficar MUITO irritado. Aqueles que são cardíacos ou tem alterações na coluna, como calcificações ou “bico de papagaio”, podem ter o problema agravado pelo esforço constante em se coçar.