O inverno se aproxima, mas algumas cidades já veem a temperatura cair. Assim como nós os nossos bichinhos sentem frio e precisam de uma atenção especial para evitar algumas doenças. Os animais de pelo curto acabam sofrendo mais, mas isso não significa que os peludos não necessitam de cuidados.
Sabia que cães e gatos podem ter gripe ou resfriado, com sintomas muito parecidos com o dos humanos como tosse, febre e espirro. Que podem ser prevenidas com vacinas anuais e redobrando os cuidados com os animais nessa época do ano.
Os cães idosos sofrem mais com o frio e tendem a desenvolver artrose com as mudanças de temperatura do início de inverno. Entre em contato com o veterinário para obter informação sobre algum medicamento ou suplemento alimentar pode ajudar o seu animal.
Mais algumas dicas rápidas de como proteger seu bichinho no frio:
– Evite dar banho em dias muito frios. É aconselhável fazê-lo num petshop, onde serão escovados e secados corretamente, evitando a aparição de fungos. Diminua a frequência.
– Roupinhas são bem vindas! Dê preferência aos agasalhos de algodão ou malha macia. Tecidos sintéticos, lãs e tricôs podem causar alergias.
– Sempre que possível, leve seu cão para passear no período mais quente do dia.
– Não altere as porções da alimentação dos animais, já que nesse período eles adotam comportamentos mais sedentários.
– Providencie um lugar quentinho para ele ficar. Uma caminha, edredon ou um cobertor são bem vindos.
– Atenção extra aos pets de focinho curto como shih-tzu, pug, buldogue francês, inglês, lhasa-apso e boxer: essas raças tendem a ter mais facilidade em pegar traqueobronquite, popularmente conhecida como tosse dos canis.
Continue a acompanhar nosso blog para mais dicas e novidades do mundo animal.