Muito se fala da alimentação dos cachorros. É sabido pela maioria dos tutores que o seu bichinho deve ter a comida dele e não se alimentar como seu tutor, mas algumas frutas podem e devem ser inseridas na dieta do seu cão.
Alguns cuidados devem ser tomados, como a retirada de cascas e sementes de algumas frutas. Atenção! O cachorro não deve ser alimentado exclusivamente por frutas, porque essas não suprem as exigências nutricionais do animal.
Mais um fato curioso sobre esse assunto: os cachorros podem ser alérgicos a algumas frutas, assim como nós, os humanos. Esse é o motivo de ter que consultar o médico veterinário do seu cãozinho. Um alimento tanto pode ser ótimo para o equilíbrio do organismo, quanto extremamente tóxico e maléfico para o animal.
Confira algumas frutas benéficas para seu cachorro:
- Pêra
- Benefícios: protege o intestino, auxilia a saúde dos tecidos conjuntivos e ajuda a manter a imunidade do cachorro alta.
- Como servir: com casca e em quantidade moderada
- Maçã
- Benefícios: rica em probióticos, favorece a função intestinal, contribui para manter a imunidade alta e regula a glicemia.
- Como servir: com casca e em cubinhos. É recomendável tirar as sementes que liberam ácido cianídrico, tóxico aos cães.
- Kiwi
- Benefícios: essa fruta é poderosa, porque auxilia o fortalecimento dos ossos e tecidos conjuntivos, além de ajudar o sistema imunológico a se manter forte.
- Como servir: sem casca e em pequenas quantidades.
- Laranja
- Benefícios: se o cachorro não tiver gastrite, pode ser servido para prevenir o envelhecimento precoce do bicho. É anti-inflamatório e antialérgica, além de ser uma forte aliada na prevenção do câncer.
- Como servir: sem casca e sem semente, mas com pele e bagaço.
- Goiaba
- Benefícios: possui substâncias que protegem os cães contra o câncer, além de ser uma forte aliada contra o envelhecimento precoce.
- Como servir: em pequena quantidade, pode ser oferecida com ou sem casca.
- Manga
- Benefícios: diminui o risco de doenças regenerativas, previne o envelhecimento precoce e ajuda a manter os tecidos conjuntivos saudáveis.
- Como servir: sem casca e sem o caroço
Continue acompanhando nosso blog para dicas e novidades relacionadas ao seu bichinho de estimação.
* com informações Revista Meu Pet e Portal do Dog