Os peludos sempre nos surpreendem, né? E algumas vezes nos confundem com algumas atitudes. Muitas pessoas acreditam que os cachorros preferem comida do que um gesto de carinho como prêmio por qualquer atitude correta que ele tenha tido. Mas um estudo feito pela Universidade Emory, nos Estados Unidos, revelou o contrário.
Os pesquisadores analisaram a atividade cerebral dos animais em resposta a diferentes tipos de recompensa. Dos 15 cachorros que participaram do estudo com exames de ressonância magnética funcional, quase todos, 13, tiveram uma ativação maior ou igual da região dos seus cérebros associada à resposta positiva quando recebiam carinho do que quando era oferecido alimento.
Essa descoberta foi reafirmada com outro teste em que os cachorros foram colocados em um labirinto com formato de Y e eles poderiam escolher o caminho que levava a um prato de comida ou a seus donos. Na maioria das vezes os animais tenham optado por seu dono.
Para os cientistas, essa descoberta vai ajudar na melhoria dos métodos de treinamento dos cães de serviço.
“Um cachorro com alta preferência por recompensas sociais deve estar melhor equipado para certos trabalhos terapêuticos ou de assistência, enquanto cães com menor preferência neurológica às recompensas sociais podem melhor desempenhar tarefas que requerem uma maior independência dos humanos, como busca e resgate… Mais genericamente, nossos achados apoiam o uso da premiação social como uma recompensa no treinamento de cães. Para a maioria dos cachorros, o reforço social é ao menos tão eficiente quanto a comida, e provavelmente mais saudável também”, concluem os pesquisadores.
E aí, já abraçou e fez carinho no seu pet hoje? Para ficar por dentro de novidades, notícias e dicas sobre o mundo animal continue acompanhando o nosso blog.