As Pelagens Compostas nos Equídeos são a interpolação de pelos de duas ou mais cores distribuídos pelo corpo do animal. A variação de cores pode ocorrer no mesmo pelo. Existem três tipos de Pelagens Compostas: Tordilha, Rosilha e Ruão, além de suas variações. Abaixo, esses tipos de pelagens serão descritos.
Essa pelagem é identificada por pelos brancos e pretos no corpo, crina e cauda, com pele pigmentada. Nesse caso, há clareamento progressivo com a idade. Ela possui seis variações:
A Pelagem Rosilha é a interpolação de pelos brancos nos diversos tipos de pelagem, com predomínio de pelos da pelagem de fundo na cabeça. A variação é de acordo com a pelagem de fundo.
Os potros já nascem rosilhos. As seis variações desse tipo de pelagem são:
A Pelagem Ruão é caracterizada pela interpolação de pêlos vermelhos, pretos e brancos, com extremidades, geralmente, escuras e crina e cauda mais claras. Essa pelagem é exclusiva de asininos e muares.
Todo o conteúdo apresentado nessa página visa ajudar os veterinários a preencher corretamente a requisição de exame de AIE e Mormo. Veja no link a seguir como fazer o preenchimento da requisição para o exame de AIE e Mormo.