Mais uma vez falaremos de uma doença que acomete também os cachorros: a otite, que é um processo inflamatório na porção externa do ouvido. Esse é um dos problemas mais encontrados nas clínicas, principalmente entre animais de pequeno porte. Mas, por quê isso acontece com tanta frequência? Pelas dificuldades na prevenção e na eliminação das causas que podem levar a reincidências.
O que pode ocasionar a otite canina?
De fato não é só “o entrar água” que pode levar seu cachorro a desenvolver a doença. Existem diversos motivos e causas para a otite canina.
– Infecção: a otite infecciosa é causada por bactérias, o que leva a formação de pus. O tratamento é a base de antibióticos e medicamento tópico.
– Fungos: essa é a forma mais comumente encontrada de otite, que é causada, quase sempre, pela Malassézia.
– Parasitas: os carrapatos e ácaros são, também, agentes de otite. Para tratar medicamentos específicos de acordo com a gravidade.
– Produção excessiva de cera: o acúmulo da cera fermenta e inflama o ouvido do amigão. Isso varia de indivíduo para indivíduo.
– Sarna: além dos problemas e incômodos que essa doença causa ao cachorro, a sarna também pode desencadear a otite.
– Fatores diversos: não são apenas os fatores acima que levam o cachorro a desenvolver a otite, mas também traumas, alergias, questões hormonais e até a presença de algo estranho no ouvido podem desenvolver a doença.
Quais são os sintomas da otite?
Os sintomas variam de acordo com o tipo de otite, mas existem alguns sintomas clássicos e mais comuns. Caso observe algum desses sinais leve o seu amigão ao médico veterinário o quanto antes.
– Coceira intensa nas orelhas: o cachorro fica balançando a cabeça, coçando a orelha com as patas, esfregando as orelhas em móveis e no chão.
– O cão pode ficar com a cabeça meio de lado.
– Secreções: em alguns casos, o cão pode apresentar pus nas orelhas.
– Mau cheiro que vem das orelhas do cão
– Vermelhidão, escurecimento ou crostas no ouvido
– Inchaço nas orelhas
– Perda de audição
– Dor intensa: o cachorro demonstra que está com dor quando alguém chega perto de suas orelhas ou quando alguém toca em suas orelhas. Ele se afasta ou tenta morder quem se aproxima.
– Ferimentos atrás das orelhas: de tanto o cachorro coçar, ele se fere com as unhas.
Existe alguma raça que tem maior predisposição?
Sim! Aqueles com orelhas longas e caídas, como as raças Cocker Spaniel, Golden Retriever, Cavalier King Charles Spaniel e Basset Hound são mais predispostos a problemas de ouvidos do que outros cães. Por que isso acontece? Porque as orelhas caídas obstruem a entrada de ar e a secagem adequada do canal auditivo. Resultado: ambiente quente, úmido e escuro, condições perfeitas de crescimento de microrganismos, como leveduras, fungos e bactérias.
LEMBRE-SE: apenas o MÉDICO VETERINÁRIO pode fazer o diagnóstico e a prescrição do tratamento que você fará em seu cachorro. Continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro de novidades, dicas e curiosidades do mundo animal.