Aquela bola de pêlos é a coisa mais linda e fofa, não é? Mas é preciso ter atenção ao peso do seu cachorro. A obesidade atinge também os animais, mas o diagnóstico só deve ser feito pelo veterinário do seu bichinho. Ele o faz através da apalpação do animal na região do tórax.
A principal causa da obesidade animal é a superalimentação, mas também pode ser ocasionada por problemas hormonais, o que corresponde a 25% dos casos entre os cachorros. Outro motivo é o estresse, consequência de falta de atividade física, carinho ou solidão. Fatores concomitantes também fazem com que o animal coma mais do que o necessário, principalmente as fêmeas que podem desenvolver a Síndrome de Cushing.
Entre os principais problemas ocasionados pela obesidade podem estar:
– Se o animal precisar de uma cirurgia, a dose de anestesia deve ser maior, gerando maior risco cirúrgico. A gordura pode cobrir os órgãos dificultando a visibilidade.
– As doenças articulares, como a artrite, podem aparecer e podem se manifestar da pior forma em cães de grande porte, já que por natureza são mais propensos a ter problemas de displasia.
– Os problemas respiratórios em tempo quente e durante exercício podem aparecer, por causa da gordura acumulada nos pulmões.
– A obesidade pode provocar a diabetes, que depois de adquirida é uma doença sem cura que pode levar o animal à cegueira.
– O aumento da pressão sanguínea pode originar problemas cardíacos.
– O sistema imunológico de um animal obeso acaba sendo mais frágil que o normal, e com isso contaminações virais acabam agredindo mais o animal.
Sob as orientações do veterinário do seu cachorro, mantenha a dieta regrada e dispense qualquer tipo de biscoitos ou qualquer outra forma de alimentação que não seja balanceada. Ah! O mais importante: Vamos praticar atividades físicas?!