Quem nunca ouviu uma história de vizinho, conhecido ou algum familiar que tem um cachorro e quase nunca sai com o bicho? Parece besteira, mas a rotina de passeio com os peludos é de extrema importância para a saúde do nosso amigo. Ah! Isso vale para aqueles que moram em um apartamento grande e o bicho é pequeno ou até mesmo para você que mora em casa e tem um espaço grande para ele brincar.
Muito diferente de nós, seres humanos, os cachorros conhecem o mundo e os seus desafios através do olfato. Esse é um dos motivos que você precisa levá-lo para passeios. Isso o estimula e evita que o bicho fique estressado ou entediado. Se isso acontecer a tendência é que ele desenvolva comportamentos destrutivos, ficar ansioso, a latir e, em algumas ocasiões, até a ser agressivo.
Esse é um momento de interação entre o tutor e o seu bichinho. Os passeios diários estreitam cada vez mais os laços que vocês têm. Esse pode ser também um sinal que você dá a ele reforçando sua liderança e aumentando a confiança do cão em você.
Além desses motivos, um cachorro que sai para passear se torna mais sociável a outras pessoas e outros animais. Se seu cão já tem dificuldades para se socializar, caminhar em grupo é uma excelente opção para que ele se socialize com outros cães.
O passeio seria também uma forma de exercício para o cão, ou seja, atividades físicas são muito importantes tanto para você quanto para ele! Com ela, vocês dois estarão praticando saúde, evitando diversas doenças como a obesidade. Além de manter seu estado ideal de peso, você conseguirá com isso regularizar sua digestão, evitando, por exemplo, a constipação.
Latir e uivar é uma das consequências do cachorro ficar estressado