Hemograma completo: porque prezamos pela excelência em diagnóstico!

O clínico veterinário parceiro do Santé conta com exames cada dia mais completos!

Nossos laudos de HEMOGRAMA COMPLETO agora contam com um novo parâmetro na série vermelha, o RDW-CV.

O que RDW representa?

Ele traduz numericamente o grau de anisocitose das hemácias.

A anisocitose é a variação do tamanho e volume das hemácias que até então era avaliada apenas pelo V.C.M (Volume corpuscular médio) e pela observação microscópica do esfregaço.

Um V.C.M. aumentado sugere presença de maior quantidade de hemácias com um maior volume (macrocitose) enquanto, um V.C.M. reduzido sugere a presença de uma maior quantidade de hemácias menores (microcitose).

Entretanto podemos ter hemácias microcíticas e macrocíticas presentes na mesma amostra e o V.C.M. pode se apresentar dentro da normalidade. 

Além disso, em muitos casos esta alteração é bem sutil não sendo suficiente para alterar o V.C.M

Um RDW acima do valor de referência para a espécie significa que naquele sangue estão presentes hemácias de diferentes tamanhos, sejam elas macrocíticas, microcíticas ou a combinação de ambas, tornando-se assim um parâmetro mais sensível para caracterizar a ANISOCITOSE.

Quando associamos os valores de RDW, Hm e VCM conjuntamente, algumas informações para o correto diagnóstico podem ser auxiliares.

Complementar aos dados mensuráveis, a observação do esfregaço sanguíneo pelo Patologista Veterinário oferece informações relacionadas à morfologia celular, presença de metarrubrícitos e eventuais hematozoários.

A amplitude de distribuição dos eritrócitos, representado pela sigla RDW, indica o grau de variação no tamanho dos eritrócitos presente em uma amostra de sangue total e pode ser considerado o parâmetro mais sensível às mudanças de produção da medula óssea. Ele é obtido a partir do histograma de distribuição das hemácias de acordo com o volume das células, ou seja, quanto maior a variação de tamanho dos eritrócitos, maior será seu valor.

Um valor de RDW elevado significa que os eritrócitos apresentam variação de tamanho superior à geralmente encontrada em amostras de animais saudáveis e normalmente é observado em condições de falha na eritropoiese (deficiência de ferro, vitamina B12, hemoglobinopatias), na destruição aumentada de eritrócitos (hemangiossarcoma, anemia hemolítica autoimune) ou após transfusão sanguínea. No esfregaço de um hemograma com alto valor de RDW é possível visualizar tanto eritrócitos grandes quanto eritrócitos pequenos.

Muitas vezes a variação no tamanho dos eritrócitos não é suficiente para alterar o valor do VCM – Volume Corpuscular Médio, por isso, para uma melhor interpretação diagnóstica, estes parâmetros devem estar sempre associados.

Algumas patologias, como anemia de doença crônica, anemia aplásica e síndrome mielodisplásica, podem apresentar o RDW dentro dos valores de referência, já em outras é possível observar:

VCM alto e RDW baixoAlta quantidade de reticulócitos (ex.: anemia hemolítica, hemorragias)
VCM normal e RDW altoDesordens nutricionais, desordens hemolíticas
VCM baixo e RDW altoDeficiências de ferro
VCM normal e RDW normalDesordens hipoproliferativas

Valores de RDW abaixo da referência avaliados isoladamente normalmente não apresentam significado clínico.

Referência:

canino14,0 a 17,0 (ZUORC et. al 2010)
felino14,0 a 19,0 (OLIVEIRA et. Al 2017)

O Santé Laboratório encontra-se à disposição, através de sua assessoria científica para auxiliar o médico veterinário solicitante.

Referências:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

Popups Powered By : XYZScripts.com