Tubo – Tampa vermelha
Material – Soro
Prazo – 6 hrs
– Soro.
– 1,0 mL.
– Jejum não obrigatório.
– Até 5 dias refrigerado entre 2 e 8 º C.
– Hemólise acentuada.
– Lipemia acentuada.
É o principal cátion extra celular. Os sais de sódio são os principais determinantes da osmolaridade. Alguns fatores regulam a homeostasia do balanço do sódio, tais como aldosterona e hormônio anti-diurético. O teste é útil na avaliação dos distúrbios hidro eletrolíticos. A hiponatremia ocorre através da perda gastrointestinal (vômitos, diarréia), se for severa pode levar a acidose metabólica.
Outras causas que levam a hiponatremia são insuficiência cardíaca congestiva, administração de diuréticos, diabetes melitus e hiperaldosteronismo. A hipernatremia esta associada com a desidratação secundária a ingestão inadequada de água ou perda excessiva de água pura, principalmente no diabetes insipidus se o paciente tiver restrição de água. Ocorre ainda na cirrose e pode se desenvolver em pacientes com insuficiência renal crônica com inadequada ingestão de água que irá levá-lo a uma hipovolemia hipernatrêmica.
Uma hiponatremia falsa (pseudo-hiponatremia) pode surgir quando uma amostra lipêmica é mensurada por fotometria de chama ou por potenciometria indireta. Pode ocorrer ainda quando se tem severa hiperglobulinemia. A hipernatremia falsa (pseudo-hipernatremia) pode ocorrer através do manuseio impróprio da amostra permitindo a evaporação do soro.