Tubo – Tampa Vermelha
Material – Soro
Prazo – 24 horas
– Soro.
– 2,0 mL.
– A amostra sempre deve estar acompanhada de requisição oficial do Santé Laboratório em 3 vias devidamente preenchida, assinada e carimbada pelo médico veterinário solicitante.
– Até 7 dias refrigerado entre 2 e 8 ºC.
– Ausência de documentação de acompanhamento da amostra
– Hemólise acentuada.
– Lipemia acentuada.
– Fibrina.
– Coágulo.
O mormo é uma infecção zoonótica causada pelo Burkholderia mallei, um bacilo Gram negativo, imóvel, não encapsulado e não esporulado da família Burkholderiaceae. A bactéria causadora era anteriormente conhecida como Pseudomonas mallei e evolutivamente está relacionada com o agente causador da melioidose, Burkholderia pseudomalle .
* Equídeos, seres humanos, ocasionalmente felídeos e outras espécies são sensíveis; as infecções são geralmente fatais.
* Os burros são mais suscetíveis, as mulas um pouco menos e os equinos demonstram alguma resistência manifestada nas formas crônicas da doença, especialmente em áreas endêmicas.
* A fonte de infecção mais comum parece ser a ingestão de alimentos ou água contaminados, provavelmente através de descargas do trato respiratório ou lesões de pele ulcerada de animais infectados.
* A alta densidade e a proximidade dos animais favorecem a disseminação da enfermidade, da mesma forma que os fatores de estresse relacionados com o hospedeiro.
* Portadores assintomáticos muitas vezes revelarem-se mais importante na transmissão da doença do que os animais doentes.