Tubo – Tampa Roxa ou Tampa Verde ( heparina )
Material – Sangue 2 mL de sangue ( EDTA ) ou
Prazo – 12 hrs
– Sangue total (EDTA) ou Sangue total com heparina (aves e répteis)
– 1,0 mL de sangue
– Jejum desejável de 4 horas.
– Sempre identificar no pedido a espécie animal a ser avaliada, caso contrário o exame não poderá ser realizado pois existem calibrações diferentes para cada espécie durante a execução do exame, bem como valores de referência distintos.
– Espécies para as quais realizamos: canino, felino, bovino, equino, ovino, suíno, rato, macaco, aves, répteis e coelho.
– Evitar garroteamento prolongado.
– Até 12 horas em temperatura ambiente.
– Até 48 horas refrigerado entre 2 e 8 °C (neste caso é obrigatório também o envio do esfregaço sanguíneo sem corar a temperatura ambiente).
– Amostra com hemólise acentuada.
– Amostra com lipemia acentuada.
– Presença de macrocoágulo.
Constitui um importante exame de auxilio diagnóstico não somente para doenças hematológicas, como também muitas outras doenças de variadas etiologias. Rotineiramente indicado para avaliação de anemias, neoplasias hematológicas, reações infecciosas e inflamatórias agudas e crônicas, acompanhamento de terapias medicamentosas e avaliação de distúrbios plaquetários. Fornece dados para classificação das anemias de acordo com alterações na forma, tamanho, cor e estrutura das hemácias e consequente direcionamento diagnostico e terapêutico.
Orienta na diferenciação entre infecções viróticas e bacterianas, parasitoses, inflamações, intoxicações e neoplasias através da contagem global e diferencial dos leucócitos e avaliação morfológica dos mesmos. Através de avaliação quantitativa e morfológica das plaquetas, sugere o diagnostico de patologias congênitas e adquiridas.