Há algum tempo a proibição do uso de canudos entrou na pauta dos legisladores do nosso país e em alguns estados foi banido, mas e os copos descartáveis. Eles também são vilões do meio ambiente. Sim, podem parecer inofensivos e nos salvam diversas vezes quando a sede aperta na rua, nas festas infantis são mais “fáceis” de limpar…
O uso dos copos descartáveis também deve repensado e substituído especialmente em ambientes onde o consumo é grande, em empresas por exemplo. Nosso país, produz cerca de 100 mil toneladas de copos plásticos por ano, mas infelizmente o potencial de reciclagem deste produto está longe de ser satisfatória. A maior parte dos copos descartáveis é descartada incorretamente, o que favorece ainda mais a poluição do nosso meio ambiente.
Mas, será que existe alternativa para substituir os copos descartáveis? Sim, claro! Por que não começar adotando um copo e chama-lo de seu na mesa do trabalho? É você pode escolher um copo plástico daqueles reutilizáveis, de inox, eco copos e até uma caneca. Se possível, ande com um copo reutilizável ou uma garrafinha para água sempre na mochila ou bolsa. No restaurante solicite sempre um copo de vidro e explique o motivo da sua escolha, às vezes o bate papo pode render.
A Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (ABRELPE) estima que, no Brasil, são consumidos, cerca de 720 milhões de copos descartáveis por dia, o que corresponde a 1500 toneladas de resíduos diários.
Os copos de plástico descartáveis são produzidos a partir de poliestireno, componente derivado do petróleo, que é uma fonte não renovável de matéria-prima. Os produtos fabricados a partir desse material não são biodegradáveis, ou seja, não são decompostos pela natureza, o que faz com o que o seu tempo no meio ambiente seja muito longo, chegando a levar mais de 450 anos.
De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o plástico representa 80% do lixo no oceano e pode causar a morte de diversas espécies marítimas, que confundem os resíduos plásticos com alimentos e acabam ingerindo-os. Para reverter essa situação, é preciso colocar em prática o conceito de redução, reutilização e reciclagem desses materiais. Comece repensando as suas atitudes de consumo, lembre-se: A mudança de hábito começa por você!
Convidamos a você a se juntar ao Santé Laboratório Veterinário e dispensar SEMPRE o uso de copos descartáveis. Adote um copo na mesa do trabalho e recuse os descartáveis nos restaurantes. O meio ambiente precisa dessa atitude de todos para que possamos sobreviver no futuro!