Aquela bolinha de pêlos, lindinha, fofinha e com fome. Logo a grande maioria das pessoas pensa em oferecer leite para o gatinho. Por que não? O bichinho não é um mamífero? Os filhotes podem e devem se alimentar exclusivamente do leite produzido por suas mães. A composição do leite produzido por cada espécie de mamífero é diferente e as enzimas digestivas também variam de acordo com a necessidade de cada uma.
Oferecer leite de vaca aos felinos é um erro muito comum. Mas por quê? O leite dos herbívoros (vaca, cabra, ovelha), por exemplo, é rico em açúcares, como a lactose e pobre em gorduras e proteínas
– Filhotes: caso sejam alimentados apenas com o leite de vaca podem apresentar diarréia, flatulência e desnutrição severa já que o alimento tem alto conteúdo de lactose e pequenas quantidades de gordura e proteína. Complicações podem levar o animal ao óbito ou um crescimento prejudicado e além de desencadear problemas de saúde.
– Adultos: os bichanos adultos, cachorros ou gatos, produzem pequenas quantidades da enzima que digere a lactose. As consequências podem ser episódios de diarréia. Se for alta a quantidade e a frequência que o leite for oferecido, os pets podem ainda desenvolver problemas digestivos leves a severos, prejudiciais à sua saúde também.
Logo, a alimentação dos filhotes deve ser feita pelos “sucedâneos do leite”, industrializados. Depois da segunda ou terceira semana de vida já é possível iniciar a introdução de pequenas quantidades de papas feitas com ração de filhote de alta qualidade, o que diminui o risco de desnutrição. Depois dos bichos crescidos é necessário oferecer alimento completo, balanceado e de alta qualidade e adequado para as características do animal (p. ex.: idade, raça, porte).
Continue acompanhando nosso blog para saber mais novidades e informações sobre os bichinhos.