A brucelose canina caracteriza-se como doença infecto-contagiosa crônica, de distribuição mundial que acomete os canídeos domésticos, silvestres e o homem.
A doença é considerada uma zoonose, manifestando-se no homem sob a forma de febre, mialgias, cefaléia, dermatite, linfoadenopatia e, ocasionalmente, poliartrite, principalmente em laboratoristas, tratadores de canis e em proprietários com estreito contato com cães infectados.
Nos cães a brucelose tem como principal agente etiológico a Brucella canis (B. canis).
A forma de transmissão mais comum é a ingestão ou inalação de aerossóis provenientes de material abortado ou de secreções de abortamentos. O sêmen também pode funcionar como via de transmissão, pois alberga uma grande quantidade de bactérias, principalmente entre 3 e 11 semanas pós-infecção, caracterizando a brucelose como doença venéreo-trasmissível.
A contaminação de fêmeas sadias por machos infectados, através do coito, parece ser mais freqüente que a transmissão de uma fêmea infectada para um macho sadio.
As manifestações clínicas da brucelose canina são variadas, com predomínio de sintomas da esfera reprodutiva. Nas fêmeas, a enfermidade caracteriza-se por abortamento no terço final da gestação, retenção de placenta, corrimento vaginal, subfertilidade, morte embrionária, natimortos e/ou nascimento de filhotes fracos.
Nos machos a brucelose apresenta-se sob a forma de epididimite, prostatite, atrofia testicular uni ou bilateral, dermatite de bolsa escrotal, anormalidades espermáticas, infertilidade e, esporadicamente, em quadros de linfoadenopatia, hepato e esplenomegalia, meningoencefalite, uveíte e discospondilite.
O diagnóstico clínico da infecção por B. canis apresenta várias dificuldades. Nos primeiros estágios, os animais infectados podem não apresentar sinais clínicos da doença ou esses podem não ser claramente identificados. Para o diagnóstico precoce, o Santé Laboratório disponibiliza análise sorológica. Rápida e segura, apresentando 90% de sensibilidade e 90,1% de especificidade.
PARA ACOMPANHAMENTO REPRODUTIVO, INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL OU CRUZAMENTOS, RECOMENDAMOS A AVALIAÇÃO SOROLÓGICA PREVENTIVA.
Brucelose Canina | Tubo tampa vermelhaTubo tampa roxa | 72 HS | R$ 65,00 |
Brucelose Canina | Tubo tampa vermelhaTubo tampa roxa | 06 HS | R$ 40,00* |
*Valor para grupos acima de 10 (dez) animais.
*Programar com antecedência mínima de uma semana.
Equipe Santé Laboratório