Quando você se torna tutor de um pet sempre ouve alertas de itens que deve evitar ter em casa ou deixá-los longe do alcance dos nossos amigos peludos. Com os bichanos não é diferente, é preciso ficar atento aos objetos com que brinca, se passeia onde você guarda medicamentos, por exemplo.
Você tem um gatinho em casa? Então fique atento a esses 7 itens e mantenha-os o mais longe possível do seu amigão.
1- Paracetamol e ácido acetilsalicílico: esses dois remédios estão presentes em quase todas as casas brasileiras. Para nós, humanos, é uma maravilha quando temos dores de cabeça ou pelo corpo, mas são extremamente venenosos aos felinos, podendo matá-los. Os gatos não tem enzimas para metabolizar o remédio, por isso se torna tóxico.
2- Chocolate: essa pedaço doce da vida para os humanos é tóxico para os pet, gatos e cachorros. A teobromina, uma substância que compõe o cacau, também não é metabolizado pelo organismo dos nossos amigões e assim permanece no corpo.
3- Água sanitária: assim como os demais produtos de limpeza, a água sanitária, que é a mais comum de ser encontrada nas casas brasileiras, devem ser guardados com o máximo de cuidado. A água sanitária é um veneno para os peludos podendo causar problemas graves no sistema digestivo, como vômitos, salivação excessiva e dor. Se houver vômito é preciso limpar a boca do bichano, já que esse produto é corrosivo. Vale lembrar que é necessário, também, ter cuidado ao aplicar os produtos de limpeza na casa.
4- Pasta de dente: essa está sempre à vista e fácil de ser alcançada, não é? Os componentes da pasta de dente são abrasivos, portanto perigoso para os gatos. Além disso, o flúor pode causar alterações nervosas, falta de atenção, danos internos e queimação no estômago.
5- Plantas: algumas plantas são tóxicas para os gatos, mas duas chamam a atenção pela atração que os bichanos sentem por elas: lírio e flor-de-Páscoa. A primeira contém pólen, já a segunda libera uma substância leitosa. Se forem ingeridas, causam problemas no trato digestivo, mas se consumidas em grande quantidade podem ocasionar o aumento da pressão arterial e levar à morte.
6- Peixe cru: que os bichanos gostam de peixe isso ninguém pode negar, mas oferecer ele cru não é uma boa ideia. O peixe sem preparo tem mais chances de ser um potencial fornecedor de bactérias prejudiciais ao seu animal. Ainda é preciso ter atenção com as espinhas e ao atum, que provoca deficiência de vitamina B e aumenta a taxa de mercúrio. Conclusão: nunca ofereça peixe cru ao seu bichano.
7- Tabaco: essa é especial aos fumantes. A fumaça liberada por seu cigarro é altamente prejudicial ao gato. Assim como quem não fuma se torna passivo, os bichos também, o que propicia o aparecimento de câncer. Se você fuma, deixe sua casa muito arejada e evite soltar fumaça perto do seu bichano.
Se acontecer o pior e seu gatinho ingerir algum desses itens leve-o imediatamente ao médico veterinário, só ele saberá o procedimento necessário para que seu bicho melhore. Continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro de novidades e dicas do mundo animal.